A importância de saber ALEMÃO

O alemão é o idioma mais falado na Europa: cerca de 100 milhões de europeus o falam como língua materna ou língua de intercomunicação. Estes vivem na Alemanha, na Suíça, na Áustria, em Luxemburgo, e sendo minorias linguísticas na Bélgica, na Dinamarca, na Romênia, na Hungria e na Rússia.

Embora o alemão seja uma língua predominantemente falada na Europa, existem também falantes nativos, os imigrantes e descendentes, na América Latina, nos EUA e em algumas regiões da África.

Além disso, no mundo inteiro, mais de 20 milhões de pessoas estão aprendendo ou falando o alemão como língua estrangeira. Na Europa, o alemão está na 2ª posição entre as línguas estrangeiras nas escolas e universidades ou nos institutos de língua.

Com a extensão da Comunidade Europeia para o Leste, onde 4,5 milhões de pessoas sabem ou aprendem o alemão, vai ganhando ainda mais importância. Em alguns novos países membros, como na Polônia, Hungria e República Checa, o alemão é uma tradicional língua de cultura e largamente ensinado nos colégios e nas faculdades.

Alemão é importante!

  • Para conhecer os alemães, a cultura e o modo de viver e pensar do país, não há outro instrumento a não ser a sua própria língua.
  • Estabelecer uma ligação afetiva e duradoura com a Alemanha e o seu meio acadêmico alemão passa pelo idioma.
  • Embora a importância do inglês esteja aumentando, a maioria das publicações científicas na Alemanha é publicada em alemão.
  • Nas empresas e instituições alemãs fala-se se prioritariamente o alemão, contrariando afirmações de que "a empresa internacional só tem uma língua".
  • Sobretudo nas ciências baseadas em língua e texto (letras, filosofia, história, sociologia, direito, etc.), o idioma é a ferramenta com o qual se trabalha.
  • Aprender e saber alemão, como segunda língua estrangeira, constitui um diferencial que poderia ser importante no mercado de trabalho de hoje.
  • O alemão serve de ponte e acesso para muitos dos novos países do Leste da União Europeia.


Fonte: DAAD Rio - Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico.

Material utilizado no curso